Transtornos de Aprendizagem
A Aprendizagem de forma geral envolve diversas esferas, sejam elas sociais, biológicas ou até mesmo cognitivas. Dentro desta abordagem, também existem os Transtornos de Aprendizagem ou Dificuldades de Aprendizagem, que atualmente afetam um número expressivo de pessoas, sendo percebidos, principalmente na infância. Esses distúrbios, de acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – 5ª Edição) são distintos e podem ser classificados como leves, moderados ou graves, gerais ou específicos, de curta ou longa duração.
Mas, qual é a diferença entre Dificuldade de Aprendizagem e Transtorno de Aprendizagem?
Na Dificuldade de Aprendizagem geralmente o afetado possui uma maneira diferente de aprender, ou seja, muitos possuem um bloqueio que pode ser de causas emocionais, culturais ou cognitivas. A maior parte dos casos de Dificuldade de Aprendizagem pode ser solucionada até mesmo no ambiente escolar, por meio de tratamento psicopedagógicos.
O Transtorno de Aprendizagem por sua vez, está relacionado a um conjunto de dificuldades pontuais e específicos, normalmente ligado a uma disfunção neurológica, ou seja, nesta condição o cérebro pode funcionar de uma forma diferente, mesmo que o indivíduo apresente uma situação física, social ou emocional considerada “normal”. Por exemplo, algumas pessoas apresentam dificuldade em adquirir conhecimento apenas em determinadas áreas, o que não representa incapacidade, já que o Transtorno de Aprendizagem tem tratamento.
Fazer a diferenciação entre Dificuldade de Aprendizagem e Transtorno de Aprendizagem é fundamental, visto que cada um possui origem e causas completamente diferentes, que também demandam abordagens terapêuticas distintas.